São Paulo, 22 de Novembro de 2017

COORDENAÇÃO

Metodologias e Estratégias de Ensino

 No CURSO DICEA "as aulas são progressiva e rigorosamente planejadas" de acordo com a realidade normativa, advocatícia e jurisprudencial da pauta. A pauta, por si só é encontrada na própria lei ou em inúmeros livros de doutrina. É necessário engendrar pedagogicamente o conteúdo visando sua melhor absorção.

 

Outro diferencial é o "repasse do conteúdo". O conteúdo comercializado é integralmente transferido ao aluno. O material didático fornecido contém o conteúdo programático do curso, viabilizando a conferência em tempo real das pautas comercializadas no site com as ministradas em sala.

Por fim cabe salientar outra estratégia muito interessante, a "memória visual". A mente humana é dotada de vários canais de absorção dentre eles o textual, auditivo, tátil, olfativo e visual, sendo seu veio mais eficaz de retenção: a "memória visual".

 

Recordar exata e literalmente de um texto lido há alguns meses atrás é algo complexo, porém se arriscarmos o mesmo com a cena de um filme o intento será alcançado. No DICEA o conteúdo é amplamente ilustrado e animado graficamente. O uso de animações gráficas e ilustrações possibilitam a semeadura da informação no setor mais produtivo de processamento do conhecimento: a "memória visual".

[topo]

Auditoria Pedagógica dos Cursos

 O CURSO DICEA é balizado por um rigoroso "sistema de auditoria pedagógica". Nos cursos ministrados cada aluno avalia “anônima” e criteriosamente a aula e principalmente a atuação do professor. Tal “termômetro” é usado pela coordenação para aperfeiçoar o curso, sendo constantemente divulgado e atualizado  no site.

[topo]

Docentes com Especilização Jurídica E Pedagógica

 No CURSO DICEA os docentes possuem formação acadêmica híbrida, sendo especializados na "área previdenciária E pedagógica". Com esse diferencial o docente está amplamente capacitado para uma explanação jurídica veiculada através de métodos pedagógicos que viabilizem a melhor absorção do conteúdo.

No mesmo rumo segue o material didático. A criação, atualização e formatação do "guia de orientação” (material-aula)e do "material de apoio pedagógico" (material-pós aula) são procedidas por "advogados pedagogos". Assim o material é projetado visando: cadência e sincronia com a exposição, melhor retenção do conteúdo e a facilitação do estudo e consulta pós aula.
[topo]

Amplo Material de Apoio Pedagógico Pós-Aula

Objetivando o guarnecimento do aluno em seu cotidiano laboral e momento de estudo, no DICEA algumas ferramentas didáticas foram criadas visando o momento pós venda ("pós aula"). Tais ferramentais compõem o "MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO".

A primeira ferramenta é o CD DE APOIO PEDAGÓGICO. Neste, encontram-se a legislação, julgados, "exemplos" de peças processuais e outros itens necessários ao exercício diário do aluno. Os "exemplos" retrocitados possuem um objetivo didático, permitindo-se somente a visualização e impressão para digitação. A digitação destina-se à memorização do arcabouço da peça, bem como de seu integral teor. (OBS.: o teor do CD poderá variar conforme o curso).

 

Em seguida temos outro fator decisivo na formação do aluno. O CURSO DICEA foi o pioneiro a implantar tal tecnologia de aprendizagem no mercado do ensino jurídico: o DVD DE APOIO PEDAGÓGICO. Tal DVD contém animações gráficas com: os principais tópicos da aula, vídeo-aulas da parte contábil/previdenciária, construção de exordiais, aulas de excel voltadas aos assuntos previdenciários e etc. (OBS.: o teor  do DVD poderá variar conforme o curso).

Não bastando, o cliente DICEA recebe outra ferramenta fundamental: o GUIA DE ORIENTAÇÃO. Tal guia é um apostilado sistematizado com todas as referências necessárias ao exercício laboral advocatício da pauta, procurando tornar a pesquisa externa uma atividade esporádica e complementar. Projetado para o uso diário é dotado de todas as fontes normativas e/ou jurisprudenciais e/ou doutrinárias relativas ao assunto ministrado, facilitando a operacionalização cotidiana da  pauta. Outra vertente desta ferramenta é sua integração com o DVD de Apoio Pedagógico. Em alguns cursos para total elucidação do conteúdo é necessário o uso de ilustrações e animações gráficas no decorrer da explanação. Neste rumo, no corpo do guia de orientação, existe a menção de qual animação ou ilustração poderá ser assistida naquela etapa do assunto. 

 

Por derradeiro temos o DVD APOSTILA DIGITAL DO PROFESSOR. Durante a ministração dos cursos todo o conteúdo é exposto em formato de "lâminas" ou "slides". Algumas dessas “lâminas” possuem animações gráficas que, por óbvio são de impossível afixação no guia de orientação. Dessa maneira surge o DVD APOSTILA DIGITAL DO PROFESSOR que traz a versão multimídia/animada do guia de orientação, sendo disponibilizada também, por meio de download no site a versão impressa desses “slides”.

É importante pontuar o caráter pedagógico do material. Logo o CURSO DICEA não comercializa materiais didáticos ou modelos de petição. O material de apoio pedagógico é cedido exclusivamente aos alunos matriculados nos cursos como parte integrante da aula presencial.

 

Excetuando-se o "guia de orientação" (entregue em aula), os ítens acima serão postados gratuitamente aos matriculados após o curso, mediante a verificação de presença e através de solicitação a ser procedida na "central do aluno" no site do curso.

Devido ao prazo de produção, o envio do itens acima estará liberado após o décimo primeiro dia “corrido”, contado da finalização do treinamento.
[topo]

Fóruns e Turmas Reduzidas (15Alunos)

É pacífico entre os especialistas em educação que o número de alunos em sala é fator preponderante para a retenção do conteúdo. Nessa linha, prezando pela qualidade dos treinamentos o CURSO DICEA disponibiliza SOMENTE "15 matrículas por curso", exceto em ministrações interestaduais.

Como conseqüência dessa estratégia surge a possibilidade de "fóruns" durante a ministração. Tais "fóruns" são mediados pelo professor e consistem na troca de experiências técnica e regional entre os próprios treinandos focada no crescimento jurídico e jurisprudencial dos alunos.
[topo]

Sistemas Pedagógicos Específicos

 O mercado jurídico comercializa cursos de extensão universitária, que se traduzem no elastecimento dos assuntos vistos na graduação. Tal formato se mostra incompleto frente ao cotidiano laboral do advogado. Resumindo: "não mostram ao profissional como trabalhar".

O DICEA frui do "sistema de profissionalização" e não da extensão. A diferença é: a profissionalização implica em ensinar referencialmente a operacão laboral da pauta ministrada, inclusive fornecendo ferramentas laborais (veja Material de Apoio Pedagógico) para o momento pós aula.

 

Um dos objetivos do curso DICEA é atender todos os seus clientes sejam iniciantes ou veteranos. Assim o método usado, tanto na confecção do material de apoio pedagógico como na ministração das aulas é o "sistema Step by Step". Com esse sistema o conteúdo é planejado e exposto em etapas possibilitando a todos o acompanhamento da explanação sem a necessidade de conhecimento prévio no assunto.

Outra estratégia empregada é o "sistema de endereçamento". Com este o docente indica de forma completa as origens normativas, doutrinárias e jurisprudenciais do teor veiculado. Não indicar a localização das informações é obrigar o discente a uma investigação que é preterida quando este opta por cursar um treinamento.

 

Outra ferramenta usada é o "sistema de anotação digital". Neste, todos os itens abordados são registrados no material didático mantendo o aluno integralmente focado na explanação, evitando anotações. A aula é restrita às informações registradas no material devendo o docente desviar-se do conteúdo, esporadicamente em caso de complementação.

Muitos temem o plágio do material didático omitindo registros imprescindíveis ao aluno. No curso DICEA todo o material didático concebido e/ou atualizado é registrado na “Fundação Biblioteca Nacional”. Dessa maneira, a documentação e estruturação do conteúdo ocorre livremente, pois todo o material produzido pelos docentes estão sob a égide da legislação dos direitos autorais.
[topo]

contato@dicea.com.br   (11) 3452-8386